E depois do livro... o filme
Mas quem é que me manda ser teimosa?
Estou farta de saber que ler um livro e depois ver o respectivo filme, dificilmente corre bem... mas sou teimosa...:)
Esta semana fui ver o último filme da saga "Jogos da Fome". E não gostei. Dos quatro ( e porquê quatro?) foi realmente o que menos gostei.
A verdade é que quando estou a ler um livro, não estou "apenas" a ler um livro. Estou realmente a "ver" tudo na minha mente. Claro que não podemos querer que os filmes sejam exactamente iguais aos livros. De facto seria impossível. Mas serem alteradas situações concretas e importantes para a história... ...
No caso dos "Jogos da Fome" existem duas situações flagrantes: a alteração da forma como surge o alfinete do Mimo Gaio (logo no primeiro filme) e a omissão de factos importantes na conversa entre Katniss e Snow (a questão das rosas...). Aliás, esta conversa também está alterada ao ponto de nos fazer perceber o que vai acontecer, quando no livro nada nos leva a isso.
Enfim, penso que o que me fez gostar menos deste filme do que dos outros, é o facto de terem dividido um livro em dois filmes. Assim, foi criado um iato no tempo que nos fez vicenciar as situações de forma diferente do que aconteceria se toda a acção ocorresse num só filme.
Será que é desta que vou aprender? Ler o livro não ver o filme! Vai ser este o meu lema:) Será que vou cumprir?
Boas Leituras!